Implantodontia (Implantes)
Devido ao aumento da longevidade e a incessante busca ao bem estar, os implantes dentários têm sido cada vez mais procurados. Ninguém fica satisfeito com uma situação bucal precária e, hoje em dia, há diversas maneiras de reparar os danos causados ao longo dos anos.
O que são implantes?
Os implantes dentários nada mais são do que “raízes” artificiais confeccionadas geralmente em titânio. Eles possuem formato semelhante a um parafuso; durante o período de cicatrização (4 a 6 meses) forma-se osso entre as roscas desse parafuso, fixando o implante no lugar onde ficaria a raiz dentária que foi perdida. Após a cicatrização, esse implante servirá de apoio para a retenção de uma prótese, que é o dente tão esperado pelo paciente.
Como o dente é colocado?
Após o tempo de cicatrização, é realizada uma radiografia para avaliar se houve formação óssea ao redor do implante. A superfície do implante apresenta um encaixe e uma rosca, que são utilizados para parafusar a prótese, que pode ser de apenas um dente ou até de uma arcada inteira.
Quantos implantes são necessários?
A quantidade de implantes necessária para a reabilitação varia para cada caso. Depende do número de dentes faltantes, da condição óssea (quantidade e qualidade) apresentada e do tipo de prótese desejada. Isso será planejado com o seu dentista. São necessários exames complementares, como, por exemplo, radiografias e tomografias.
Quais são os benefícios para minha saúde?
A reposição de dentes artificiais através de implantes devolve ao paciente a segurança e o conforto, muitas vezes perdidos pelo uso de próteses convencionais. A reabilitação também promove melhora considerável na função mastigatória; a trituração dos alimentos se torna mais eficiente, refletindo na qualidade da absorção dos alimentos. Além disso, há o benefício estético. Como as próteses sobre implantes são apoiadas diretamente ao implante, não utilizam grampos ou estruturas para retenção nos dentes vizinhos, o que agrada muito esteticamente, deixando o sorriso mais harmônico.
CARGA IMEDIATA
Popularmente conhecido por implante de carga imediata, carga rápida ou implante do mesmo dia, este procedimento de reposição rápida de dentes, tem indicações precisas, e tem um histórico de sucesso e uma grande durabilidade.
Assim, pessoas com pouco tempo podem fazer seu tratamento dentário de forma confortável e rapidamente.
Quais são as vantagens da Carga Imediata?
A carga imediata nem sempre é utilizada em todos os casos pois depende de condições específicas e favoráveis do caso. Portanto devemos planejar com critério seu caso de forma a obter o sucesso esperado.
Mais vantagens da Carga imediata com implantes:
• O processo de osseointegração ocorre normalmente
• Muitas vezes evitamos os enxertos
• Não há uma longa espera para a colocação da prótese.
• O paciente espera a osseointegração com uma prótese provisória (dentes instalados), e em alguns casos pode ser realizada uma prótese definitiva.
• Não há problemas estéticos pela ausência dentária ou utilização de prótese removível (móvel)